8 Alimentos que ajudam na digestão

Quem é que nunca teve aquele mal estar depois de comer excessivamente, ou após ter feito uma escolha errada no cardápio? Aquela sensação de peso no estômago, refluxo, azia, gases, queimação. Se esses sintomas são recorrentes em seu dia a dia, você pode estar com problemas de digestão e, provavelmente, a causa está na sua alimentação. Mas não se preocupe, a solução também pode estar nela.

Alguns alimentos são verdadeiras bombas para o nosso organismo, em contrapartida existem aqueles que possuem propriedades digestivas e podem aliviar os desconfortos após as refeições. Conheça alguns deles:

GENGIBRE

Termogênico e anti-inflamatório natural, o gengibre acelera o metabolismo, estimula a produção de ácidos e enzimas digestivas que aliviam a sensação de queimação, dor e náusea. O gengibre pode ser consumido em forma de chá, sopa, salada, ralado.

FIBRAS

As fibras têm importantíssimo papel em nossa digestão pois ajudam a prolongar o tempo de permanência dos alimentos no tubo digestivo, aumentando a absorção de nutrientes dos alimentos. Além disso, estimulam o trânsito intestinal e eliminam toxinas, aliviando o mal-estar provocado pela prisão de ventre.

ABACAXI E MAMÃO

Essas são ótimas opções de sobremesa, pois são ricas respectivamente em bromelina e papaína, enzimas que auxiliam na digestão, principalmente de alimentos com alto teor de proteína, como as carnes por exemplo.

AMEIXA

Por ser rica em fibra dietética, a ameixa é ótima para regular nosso sistema digestivo. Elas possuem um poderoso efeito laxativo, promovendo uma eficiente lavagem de resíduos e ajudando a aliviar o incômodo provocado pela constipação intestinal. De acordo com nutricionistas, o ideal é consumir 2 ameixas secas por dia, ou ingerir um copo de suco de ameixa sem açúcar.

COUVE

Essa verdura tem um poderoso efeito de desintoxicação do aparelho digestivo. Rica em fibras e água, a couve promove uma limpeza do intestino e ajuda a acabar com problemas como gases. O ideal é que seja consumida crua, como salada ou suco.

PROBIÓTICOS

Alimentos probióticos são fundamentais para equilibrar a flora intestinal. As boas bactérias colocam o intestino para funcionar, reduzem gases e promovem uma digestão eficaz. O iogurte é a mais famosa e poderosa fonte de probióticos, porém outros alimentos podem ser incluídos em sua dieta. Além do iogurte, outros alimentos como ervilha, picles, vinagre de maçã, chucrute, azeitonas verdes, kefir e chocolate amargo.

ÁGUA

Manter a ingestão de boa quantidade de água ajuda a equilibrar nosso organismo por completo. Todos sabemos que a água possui inúmeros benefícios, dentre eles a facilitação da digestão. A água dilui e dissolve os alimentos hidrossolúveis, permitindo que as enzimas digestivas do estômago e intestino delgado atuem. Porém lembre-se que ingerir água durante a refeição pode atrapalhar sua digestão. O ideal é que não se tome nenhum tipo de líquido 30 minutos antes e 60 minutos depois das refeições.

BANANA

Já citamos aqui algumas frutas que são amigas do nosso aparelho digestivo, porém a banana é ainda mais especial, pois ela acalma o estômago e regula os movimentos do intestino. Além de ajudar na digestão, é um dos alimentos mais completos por ser rica em fibras, potássio, vitaminas C, A, B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico. Sem contar que podemos encontrar banana em qualquer esquina e por um precinho bem acessível.

 

 

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