04 DE AGOSTO DE 1998

Dançar é para sempre

A Academia Marcia Angeli é uma das principais escolas de dança da região de Maringá, não só pela dedicação e nível técnico dos seus integrantes. Um dos seus pontos fortes é a frequente participação em significativos eventos de dança dentro e fora do Paraná. Entre 16 e 29 de julho participou do 16º Festival Nacional de Danças de Joinville, que reuniu mais de seis mil bailarinos e um enorme público de dança. Nesse festival, que é hoje um dos mais significativos do País, o grupo AMA de dança moderna contemporânea, com a coreografia ‘‘Estraça-Tu’’, de Cecilia Gama, ganhou o 1º prêmio na categoria Amador I e recebeu elogios da imprensa catarinense.

Os grupos de dança AMA, D’Angelis e Tetraktys, da Academia Marcia Angeli, já vêm participando do Festival de Joinville desde 1989. Com esta, são 18 premiações do grupo neste festival. Entre elas diversos primeiros lugares. Em 1994, recebeu o Troféu Transitório com a coreografia ‘‘Luz’’ que obteve média 9,93, a maior até então de todas as edições do Festival de Santa Catarina. A diretora do grupo conta que a imprensa sempre faz um comentário favorável à apresentação no dia seguinte e até mesmo antes. ‘‘Eles sempre chamam a atenção do público para a apresentação do grupo de Maringá que consideram um forte participante’’, conta Marcia Angeli.

(Divulgação) Coreografia ‘‘Estraça-tu’’, premiada no Festival de Joinville.

A mesma ‘‘Estraça-tu’’ ficou também em primeiro lugar no Festival de Danças do Triângulo Mineiro em Uberlândia e esteve entre os convidados do Festival de Dança de Curitiba, no dia 16 de julho. ‘‘É uma coreografia que Cecília Gama fez com muito carinho e que mostra os conflitos do ser humano’’, avalia Marcia.

Em outubro, o seu grupo Tetraktys vai virar uma Companhia Profissional de Dança. ‘‘Muitos dos nossos bailarinos, por falta de estímulos, foram embora. Outros param de dançar cedo, para casar, por falta de uma carreira profissional. Esta companhia que vai começar sua turnê, antes pelo Paraná, será um primeiro passo’’, imagina. Alguns bailarinos de sua academia passarão a integrar a Cia. de Dança da Associação das Escolas Particulares de Dança de Maringá, que também vai profissionalizar bailarinos da cidade. ‘‘Acho que com estas duas companhias o balé de Maringá terá grandes oportunidades’’, diz Marcia Angeli.

Fonte: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/dancar-e-para-sempre-90232.html